domingo, 11 de julho de 2010

Louvre

Pegamos o metrô e descemos na estação Louvre-Rivoli - talvez a única estação de metrô decorada com objetos de arte em Paris - fomos encontrar Jolan para entrar no Louvre. A praça do museu tem uma grande e linda pirâmide de vidro e várias fontes. A praça estava lotada,cheia de turistas. Muitas pessoas tiram fotos dentro dessas fontes e eu queria uma também. Resultado: Quando entrei na fonte escorreguei na rampinha de mármore e dei um “mergulho” , me molhando toda!hahaha! Todo mundo ficou olhando pra minha cara. A sorte foi que uma outra menina também caiu, então pude compartilhar o meu mico internacional com ela!hehe!


Esperei minha roupa secar e então entramos no Louvre. Eu já sabia que um dia seria muito pouco para conhecer o museu, então tivemos que pegar o mapa na entrada e escolher os lugares que nos interessavam mais.
Fomos logo para as esculturas italianas. Há uma área enorme dedicada a todas as obras da Itália e até os tetos são lindos, muitos deles pintados à mão. Encontramos a outra famosa escultura Eros e Psiquê. É uma das minhas esculturas favoritas. Impressionante!



Indo logo ao que interessa, fomos para a obra mais concorrida de todo o Louvre, na sala 06: La Gioconda ou mais conhecida por Mona Lisa. Sem dúvida é a sala mais concorrida de todas e estava lotada, como eu já esperava. Confesso que me decepcionou um pouco. Eu já sabia que ela era pequena, mas o quadro é menor do que eu esperava, mas tudo bem. Resolvi fazer o famoso teste dos olhos!haha! Comecei a segui-la, indo pra um lado e pro outro e parece que os olhos dela me acompanhavam mesmo! Sinistro! :)

Abaixo, foto da sala de Mona Lisa (o quadro ao fundo) e os turistas se "espremendo" para tirar foto:



Depois fomos ver a pinturas holandesas, a pedido de Jolan. Muito bonitas também. Infelizmente o quadro da Moça com brinco de pérola não estava lá.

Descemos novamente e encontramos a famosa escultura grega Afrodite, ou ainda mais conhecida como Vênus de Milo. Para quem não tá lembrado, é a famosa escultura sem braços. Linda! Muito mais interessante que a Mona Lisa.


Depois disso, resolvemos ir para a parte que eu mais gosto: Área egípcia. Foi uma das partes que mais gostei do museu. Há duas partes dedicadas ao Egito, país que eu ainda vou conhecer! :) Em uma parte fizeram uma “réplica” de um templo egípcio e na 2ª ala há vários objetos de vários séculos, além de tumbas.


Peças do antigo Egito:



Por último fomos para os Aposentos de Napoleão. Há vários objetos pessoais, além de móveis e outros utensílios que pertenciam a ele. É tudo muito luxuoso, há vários lustres e móveis chiques, tudo muito bonito. Muitos detalhes dourados. Há ainda a sala de jantar com uma mesa enorme! Amei!

Lustre de uma das salas de cristal com detalhes em ouro que pesa quase mais de 1 tonelada:

Sala de jantar ou sala de reuniões (olha o tamanho da mesa):
Final do passeio no Louvre, foto dentro da pirâmide principal:


 
Depois do Louvre fomos novamente para Quartier Latin, próximo a St. Michel para comer. Entramos em uma kebaberia. Pagamos EUR 6,00 por um kebab enorme e batatas fritas com refrigerante.O garçom colocou sem querer muuuita pimenta no meu kebab e eu quase morro!haha! Ele me deu outro kebab e água. O dono desse restaurante era turco e começou a conversar comigo e com a Minaz. Ele era muito simpático e me mostrou várias fotos da Turquia, já que eu havia comentado que estava indo pro país dele em poucos dias. Aprendi alguma palavras em turco também. Muito difícil!ehehe

Meu kebab:
Eu e Minaz em frente a kebaberia:



Um comentário: