sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Palácio de Versalhes

Acordei as 06:30 hs da manhã e peguei um metrô para encontrar a Jolan. De lá pegamos um RER  para a cidade de Versalhes, onde fica o Palácio. Ele está aberto todos os dias, exceto nas segundas-feiras e em alguns feriados franceses ou durante cerimonias oficiais, sendo a entrada gratuita no 1º domingo de cada mês.
A cidade possui inúmeras lojas que vendem vários souvenirs do palácio. Se quiser algo, prefira comprar do lado de fora mesmo pois os preços são melhores que as lojinhas de dentro do château.


Chegando em Versalhes:


Versalhes (ou Château de Versailles, em francês) é um dos castelos mais visitados em toda a Europa e mesmo sendo distante de Paris (cerca de 25 km de distância), vale a pena conhecê-lo pela sua grandiosidade e por todo o seu luxo.

Apesar de ser dia de semana, pegamos uma fila enorme para comprar o ticket de entrada e mais uma pequena fila para entrar. Na verdade, apenas eu paguei a entrada pois os jovens europeus tinham entrada gratuita e Jolan acabou não pagando nada também.
Resolvemos deixar o mais interessante do passeio por último, ou seja, os jardins.
Visitamos o Palácio primeiro e tivemos que pegar um mapa para nos situarmos pois ele é enorme!Ele possui mais de 700 quartos, 2.000 janelas... e por aí vai!
Logo na entrada vimos uma grande e linda capela próximo a ala de galerias do século XVII.
Era nessa capela em que os filhos dos reis nasciam e celebravam alguns casamentos (ver foto abaixo) :



Um dos corredores do castelo:


Detalhes das obras:


O castelo lotado de turistas e os detalhes das paredes e portas em dourado:




Tetos pintados a mão:


Exagero na decoração:


Um dos aposentos do castelo:



Sala dos Espelhos
É um dos lugares mais impressionantes do castelo, cheio de espelhos e lustres e lá foi assinado o Tratado de Versalhes, finalizando assim a Primeira Guerra Mundial. De lá é possível ver alguns dos jardins.

Eu na sala dos espelhos:


Jolan na sala dos espelhos:


Abaixo, foto do aposentos de algumas das rainhas que lá moraram:


Hall externo /Varanda do quarto do rei:


Já do lado de fora, em um dos jardins:


Ala principal do palácio:



Mais um dos jardins com seus desenhos geométricos:





Havíamos planejado fazer um piquenique no jardim principal mas como havíamos esquecido nossas comidas, acabamos tomando apenas um sorvete em uma das lanchonetes e restaurantes que lá possuem e sentamos no gramado para descansar.
Encontrei várias pessoas andando de pedalinho, crianças brincando, algumas pessoas deitadas na grama. Muitas delas vão apenas para relaxar nos jardins.
Todos eles foram bem planejados e as flores e principalmente as árvores foram plantadas simetricamente. Como os jardins são enormes, Versalhes possue alguns trenzinhos onde as pessoas podem visitá-los. Eu preferi ir a pé mesmo.

Abaixo, o Grande Canal e seus gramados, onde é muito comum encontrar pessoas fazendo piquenique:




Uma das saídas dos últimos jardins, de volta ao castelo:


Centro de esportes aquáticos com arquibancada ao fundo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário